quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

WerWolf - Lobisomens Nazistas

Este WerWolf do post não foi aquele quartel militar de Hitler, e muito menos trata-se de Lupinos comuns. WerWolf vem do Alemão Lobisomem e foi dado à um plano nazista que foi desenvolvido em 1944 com o objetivo de operar por trás das linhas inimigas avançando por dentro da Alemanha. Em combate, os WerWolf, eram ineficazes, mas serviram como uma forma de propaganda para meter medo e assim, superar as expectativas nazistas.

Dizem que este nome surgiu de um romance da Baixa Saxônia, Der Wehrwolf de Hermann Löns, e conta a história de um camponês de nome Wulf que após ter a família morta por soldados saqueadores na Guerra dos Trinta Anos, ele junta-se com um grupo de vizinhos numa milícia para perseguir e executar os soldados.

A relevância do nome também se dá ao grupo organizado por Hitler em 1942, aos quais os soldados escolhidos eram batizados de WerWolf, lembrando que em muitos casos, Hitler chama a si mesmo de Wolf, e podemos encontrar no nazismo várias outras conotações referentes aos lobos, como o Wolfsschanze, grupo da Frente Oriental nazista que significa ao pé da letra “Toca do Lobo”.


Os planos da Operação WerWolf, ordenada pela SS era juntar grupos de milícias que trabalhassem de forma secreta, por trás da linhas inimigas, sendo que essas unidades não trabalhariam de forma uniformizada tal comoas demais, eram apenas treinados para realizar operações clandestinas, além de organizar e instruir as outras forças.

A WerWolf possuia cerca de 5 mil membros, tanto da SS como da Juventude Hitlerista, que possuiam treinamentos específicos para táticas de guerrilha e infiltração. Essa Operação foi tão longe que chegou a abrir empresas de fachada para garantir sua estabilidade no local ao qual investigavam.

Em pouco tempo, a WerWolf passou de operacional ao terrorismo, porém  até hoje não conseguiram provar de fato os seus atos terroristas, mas alega-se que várias instituições foram destruídas por eles no pos-Guerra, sem contar as centenas de assassinatos ocorridos que poderiam ser diretamente ligados a WerWolf.

Vários assassinatos chegaram a ser reinvidicados, mostrando que sim, eles ainda causavam terrorismo selvagem, não só na Alemanha, mas em diversos outros países. As mortes eram anunciadas numa estação de rádio que fazia propagandas nazistas, a “Rádio WerWolf”.

Muitas organizações existiram desse tipo no nazismo, mas creio que essa, além da SS, foi a que obteve mais importância.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem um filme (que me parece bem tosco por sinal) de lobisomens nazistas. Agora me fugiu da memória o título. Na hora me pareceu sem nexo colocar lobisomens junto com a guerra nazista, agora faz até algum sentido.


Ainda assim o filme parece tosco. Rs....talvez eu veja um dia.

Anônimo disse...

Eu lembro de quando eu era mais novo ter assistindo um filme bem tosco nessa temática mesmo, mas como eu era mais jovem e não entendia o que era um bom filme, acabei curtindo na época... Mas hj em dia... NÃÃÃOOO! suauhsuahsuas

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.